Síndrome de DRESS (Drug Rash With Eosinophilia and Systemic Symptoms) ou síndrome de hipersensibilidade induzida por drogas é uma reação idiossincrática induzida por medicamentos (drogas) caracterizada por exantema (erupções cutâneas), eosinofilia (reação de hipersensibilidade) e sintomas sistêmicos. Os sintomas sistêmicos incluem trombocitopenia, febre, linfocitose atípica e adenopatias. A taxa de mortalidade é de aproximadamente 10%.Walsh SA, Creamer D (January 2011). "Drug reaction with eosinophilia and systemic symptoms (DRESS): a clinical update and review of current thinking". Clinical and Experimental Dermatology. 36 (1): 6–11. doi:10.1111/j.1365-2230.2010.03967.x. PMID 21143513.
Causas As drogas que causaram Síndrome de DRESS incluem: Fenobarbital,Allam, JP; Paus T; Reichel C; et al. (Sep–Oct 2004). "DRESS syndrome associated with carbamazepine and phenytoin". European Journal of Dermatology. 14 (5): 339–342. PMID 15358574. Carbamazepina, Fenitoína, Lamotrigina, Minociclina,Minocicina Sulfonamidas, Alopurinol,Markel, A (October 2005). "Allopurinol-induced DRESS syndrome" (PDF). Israel Medical Association Journal. 7 (10): 656–660. PMID 16259349. Modafinil, Dapsona, Ziprasidona,"Ziprasidone (Marketed as Geodon and Generics): Drug Safety Communication - Rare But Potentially Fatal Skin Reactions". 11 December 2014. Vancomicina Olanzapina. "Olanzapine: Drug Safety Communication - FDA Warns About Rare But Serious Skin Reactions". 10 May 2016.
Também foi associado à reativação de Herpesvirus tipo 6.
Sinais e sintomas Os órgãos mais afetados são: Fígado 80% Rim 40% Pulmão 33% Coração 15% Pâncreas 5%
Os signos hematológicos mais frequentes são: Linfócitos atípicos 63% Eosinofilia 52% Linfocitopenia 45% Trombocitopenia 25% Linfocitose 25%
DRESS